notinhas

Interessante ver Backrooms (2026) alcançando números incríveis no cinema e quebrando recordes da A24. Ele e Obsessão (2026) desbancaram Star Wars - O Mandaloriano e Grogu (2026) — que eu só descobri que existia quando fui comprar o ingresso para ver Backrooms. (A Disney realmente ferrou com tudo, né?)

Mostrei para meus amigos os primeiros curtas do Kane Parsons e contei um pouco da lore de Backrooms, que existe desde antes de ele fazer o primeiro vídeo. Fiquei surpreso por eles não conhecerem. Para falar a verdade, eu nem tinha me ligado que a maior parte dos 30+ não conhecia Backrooms, até ler o título do post da Ieda a respeito: Explicando Backrooms para os 30+.

Ontem fui ao cinema conferir a adaptação desses curtas, que um garoto de apenas 20 anos fez com uma das produtoras queridinhas dos cinéfilos (no passado, eu costumava odiar o Xavier Dolan de tanta inveja pelo mesmo motivo). Gostei, embora preferisse que fosse mais aterrorizante e menos contextualizado.

Aliás, existe algum filme hoje em dia que não se explica?

Para quem não conhece os curtas, assista aqui:

(Lista com links da instância invidious organizada pelo Cadu Silva aqui.)

Tenho comigo que toda pessoa que reclama de tempo de tela ou passa muito tempo fazendo experimentos e pensando sobre o próprio uso de celular seria beneficiada enormemente se parasse de usar microblogs

Sei lá, cara, para de ler um pouco o que estranhos postam na internet, vai viver um pouco a vida

Crucial Tracks: Ative o modo aleatório na sua biblioteca de músicas e poste a primeira canção que tocar

Travis - Selfish Jean

Uma das minhas músicas favoritas de uma das minhas bandas favoritas. 2007 foi um ótimo ano para a minha relação com música, o ano em que mais scrobbles fiz. Me lembro tão bem quando o álbum "The Boy With No Name" foi lançado, provavelmente meu álbum favorito do Travis.

Havia esse blog maravilhoso que postava os lançamentos conforme caíam do caminhão. Não lembro se deixei o computador ligado durante a madrugada baixando ou se levei alguns dias baixando música por música, fracionando depois da meia noite.

Foi um bom ano, musicalmente falando (em outros aspectos uma desgraça), de passar tempo no soulseek, de pedir para os amigos com banda larga baixarem albuns das minhas listas, de trocar cd-roms queimados, de ler as bios no player oficial do last.fm e ficar empolgado a cada nova atualização de um dos meus lugares favoritos na internet (e que continua sendo!).

"Selfish Jean" e "The Boy With No Name" me levam de volta a essa sensação. É gostosa, nostalgica e melancólica. Engraçado, tenho a impressão que ela já era assim desde o primeiro instante em que ouvi.

Crucial Tracks: Travis — "Selfish Jean" (The Boy with No Name, 2007)

Ri tanto com esse último episódio de Hacks! Vou sentir falta de acompanhar a dinâmica da Ava e Deborah. É bom ver uma série legal terminando bem.

De tudo que aconteceu no golpe de 2016, de lá pra cá, o que mais me dói é a liberação das casas de apostas que ganhamos com o governo Temer. O vídeo do casal apostando (e a criança chorando no fundo) no início desse ensaio do arvro é de quebrar o coração. Faz eu pensar na molecada que vivia apostando e caindo em ciladas na Região dos Lagos.

Nas considerações finais, Arvro faz um bonito apelo:

"eu quero me dirigir respeitosa, afetuosamente a todo e qualquer jogador compulsivo que possa estar me ouvindo agora. Me ouça com muita atenção. A sua vergonha é sua inimiga. Se você percebe que esses jogos exploraram uma fragilidade da sua psicologia, o melhor que você pode fazer agora com essa compreensão é admitir o problema. É admitir toda e qualquer mentira, toda e qualquer dívida e pedir desculpas, mas com a consciência de que ninguém é obrigado a aceitar essas desculpas. É só depois disso que você vai estar pronto para se colocar de pé e voltar a caminhar. Tem ajuda por aí. O SUS agora tem um serviço de atendimento online para quem tá enfrentando um problema como o seu, que é sério. Procure ajuda direto no appg.br. Crie consciência de que você não pode apostar. Não pode apostar nunca. Não pode apostar nada. Não pode apostar jamais. Pela sua segurança. E tenha certeza de uma coisa, o que passou, passou. O que quer que você tenha pela frente é muito mais importante. Só que para haver um lá na frente, para haver um futuro, você tem que parar de apostar."

A VIDA DE LUXO DO (suposto) DONO DO JOGO DO TIGRINHO

Eu mal terminei de implementar minhas ideias atuais nesse singelo blog e já tô com vontade de partir pra próxima que vai me dar um trabalho do cão

aliás, se tudo tá dando bom, quem interagir com esse post no bluesky e no mastodon, vai aparecer lá no post original

Eu mal terminei de implementar minhas ideias atuais

ando fazendo uma baguncinha por aqui e por isso tantos testes 🫣

eu to meio que viciado em carta de adeus, se pa ta ocupando o lugar que VTMV tinha no meu coração nos ultimos anos

Todo ano me dou conta que fez aniversário da morte do meu pai dias/semanas depois da data - como aconteceu hoje

Me pergunto se é insensibilidade minha ou algo positivo eu continuar esquecendo

No dia da sua morte, 4 anos atrás, tive uma recaída de automutilação

Inventei uma desculpa para os amigos para poder passar a noite sozinho alimentando todos meus demônios

A sorte é que meu amigo resolveu levar café da manhã para mim no dia seguinte sem avisar e interrompeu o ciclo

Depois, fiquei inconformado que com 30 anos nas costas eu tivesse feito aquilo com meu corpo

Mas é aquele negócio, vida sem manual de instrução, cabeças que podem ser os piores lugares para se estar

Eu queria ter mostrado só um pouquinho do que aprendi sobre a vida ao meu pai, ter dado o abraço que ele precisava

Talvez poderia ter evitado/adiado seu fim

A tripulação da Artemis II mandou as primeiras imagens direto do espaço, e elas são estonteantemente belas!

Hello, World
Hello, World

O comandante Reid Wiseman capturou a Terra pela janela da Orion logo após a queima de injeção translunar e conquistou uma composição absurda:

  • Lado noturno iluminado pela Lua — dá pra ver luzes de cidades na Espanha e Portugal, com uma frestinha de dia no canto inferior direito
  • Eclipse solar invertido — o Sol tá completamente atrás da Terra. Só que em vez da Lua fazendo a sombra, é a Terra eclipsando o Sol vista da perspectiva da nave.
  • Aurora Boreal e Austral — visíveis como faixas verdes nos cantos superior direito e inferior esquerdo
  • Vênus — aquele ponto brilhante no canto inferior direito
  • Luz zodiacal — a névoa branca no canto é poeira no plano do Sistema Solar refletindo luz solar

Sinto tamanhos sentimentos dentro de mim vendo essa imagem. Alguns que já havia me esquecido.

É a primeira vez em mais de 50 anos que um humano fotografa a Terra de tamanha distância!

Eu gostaria que estivéssemos falando somente a respeito dessa foto e da poesia, do belo, da arte, da filosofia, da espiritualidade, do tanto que ela traz a superfície na experiência de existir e ser humano vivendo nesse momento nesse lugar - lar de tudo que conhecemos.

Que pena estarmos vivendo tamanhos eventos ofuscando algo tão lindo.

Créditos: NASA/ESA | Análise técnica: @merrdiff.bsky.social

“Hello, World”: Artemis II captura primeiras fotos distantes da Terra em décadas

Esse cara construiu um motor gráfico de mundo aberto para o N64 e me fez pensar nas limitações das nossas cabeças de minhoca

Eu construí um motor de mundo aberto personalizado para o N64. Neste vídeo, explico como consegui criar um mundo enorme e contínuo, sem telas de carregamento no hardware do N64.

James Lambert construiu um motor gráfico de mundo aberto para o N64 com distância de renderização comparável à de jogos modernos, resolvendo as limitações de hardware da plataforma. Sua solução foi renderizar o mundo duas vezes: uma em escala reduzida para objetos distantes, e outra normal para objetos próximos.


Quanto menos poder computacional você tem, mais criativo precisa ser.

E quanto menos criatividade você pode/precisa exercer na indústria, menos poder computacional parece ser necessário para impressionar.


As limitações de hardware que impulsionam tais otimizações parecem uma história alternativa onde a tecnologia desacelerou e a arte da programação teve tempo para florescer de verdade.

Esse comentário me pegou de um jeito.

Acho que é porque não é somente os videogames do passado que são limitados em hardware, nossas cabeças também.

Nossas cabeças adoecidas cada vez mais limitadas, com menos capacidade de memória, retenção e atenção.

Enquanto isso, os videogames modernos encarecem conforme o tempo passa, em vez de baratearem como costumava ser as gerações anteriores. Para entregar jogos caríssimos, produções imensas, mas que não necessariamente entregam o mesmo nível de diversão de jogos independentes.

E o volume só vai aumentando, e aumentando e aumentando... Como em todas as indústrias de entretenimento. Como o cinema.

Se a indústria cinematográfica parasse de produzir novos filmes, tranquilamente poderíamos passar o restante de nossas vidas vendo bons filmes criados no último século. Morreremos sem ter visto uma caralhada de filmes fodas.

Talvez, passar o restante da vida vendo filmes do passado seja melhor do que acompanhar as produções Netflix pensadas para as cabeças de minhocas que precisam o tempo todo serem lembradas qual a história está sendo contada.

Talvez, passar o restante da vida jogando games antigos ou games atuais pensados para superar as limitações técnicas do passado seja melhor do que acompanhar as novidades.

Talvez, a linha do tempo onde a tecnologia desacelera e a arte floresce não precise ser uma história alternativa.

Esse cara construiu um motor gráfico de mundo aberto para o N64 e...

Hoje eu descobri que o NotebookLM agora aceita EPUBs. Aí meu interesse mudou de "tarefas planejadas do dia" para "o que mais dá pra fazer com isso?". No caminho, decidi que era imprescindível saber dividir livros por capítulos. Uma tarde depois eu tenho uma ferramenta que divide livros .epub por capítulos, converte os epub para .pdf e conta com uma interface visual na web. Nenhuma tarefa do dia foi concluída.

Se eu continuasse alimentando esse monstrinho se divertindo, estaria organizando uma seção de ferramentas no blog, mas me dei conta da trabalheira. Quem sabe outro dia eu pense num jeito de compartilhar com a web as soluções pros problemas que eu mesmo crio.

Uma tarde depois tenho uma ferramenta que divide livros epub por capítulos

Empolgado que meu primeiro teste de cross-posting do Notinhas para o Bluesky e o Mastodon deu certo. Quis dar uma repaginada também no CSS.

Primeiramente, só envelopei o conteúdo dentro de um card. Também diminui o espaço entre um post e o outro e a fonte para ficar aquela vibe mais de microblog.

Mas ainda não tô satisfeito e provavelmente vou atualizar, trazendo tanto a data quanto o emoji identificando o tipo de post para dentro do mesmo card. Eu só não sei fazer isso ainda. E nem sei fazer rapidamente. Então vai ficar para algum outro momento.

interface minimalista com título "notinhas" em serif, cards de azul com sombra suave sobre fundo azul quase branco, datas em azul à esquerda

Para isso, também precisei gerar um novo feed RSS porque existem publicações em que utilizo a hashtag #norss para não floodar nos agregadores e em quem me lê por RSS. Mas todas as notinhas eu quero no Bluesky e Mastodon, e sempre vai flodar. Então gerei um novo RSS para ele. Caso alguém queira acompanhar, é esse daqui.

Pô, legal saber que finalmente a minha versão POSSE está começando a acontecer!

(PS: Esse é o primeiro post, tanto com muitos caracteres quanto com imagem. Torcendo para que funcione direitinho no Bluesky e Mastodon)

se tudo der certo, esse é meu primeiro post no cosmoliko com crosspost para bluesky e mastodon

se tudo der certo, esse é meu primeiro post com crosspost para bluesky e mastodon

Acordei, fiz minhas coisas tantas, e durante o banho decidi que usaria o tempo antes do almoço para escrever alguma crônica. Poderia ser sobre data centers, assim escolhi enquanto estava sentado na privada, tinha uns personagens de LinkedIn que eu gostaria de cutucar. Mas também deveria escrever sobre um acontecimento triste relacionado ao item de uma lista, dois na verdade, para o curso de escrita de crônicas que estou fazendo com Luca Brandão. Ele só pediu um, mas me veio dois a cabeça: um lá de trás que merece uma história a ser contada, e um de agora, um terrível acontecimento triste que ocorre nesse exato momento em que escrevo. Não poderei contar, não agora, pois fui pego de assalto pela vontade de escrever. E quando ela vem, não posso escolher nada, além de escrever. E ela me queria escrevendo sobre blogs, na verdade, sobre os autores dos blogs quando morrem. Pois, veja bem, enquanto eu fazia uma pesquisa, fui parar num blog cujo autor morreu recentemente. Me trazendo essa questão que me pega nos últimos anos, pensar nos blogueiros que morrem. E o que acontece aos seu blogs. E o que acontece aos seus leitores. E o que acontece... Enfim. Deu o horário do almoço, depois te conto.

quando bate a vontade de escrever sobre blogs

Eu adoro quando estou lendo um post do Dominik Hofer no Readwise Reader e no rodapé aparece uma mensagem personalizada para assinantes RSS:

"Obrigado por ser um assinante RSS! Responda esse post por email..."

Gostaria de inserir um trecho de conteúdo visível somente para os assinantes RSS no rodapé dos meus posts também. Vi que é fácil fazer com um plugin no Wordpress, mas aqui usamos Ghost e, claro, não encontrei nada a respeito.

Postei no fórum perguntando sobre, vai que alguém tenha uma ideia. Mas provavelmente será algo que tentarei explorar em uma próxima atualização do tema. Vai que, de alguma forma, eu descubra uma maneira e ainda seja o primeiro a contar para a comunidade que isso é possível! Nossa, vou me sentir muito desenvolvedor web.


14° dia de isolamento

  • Que delícia! Abri a janela e hoje o céu está cheio de nuvens carregadas, tudo nublado. Nem parece que a temperatura esteja quase trinta graus.
  • Fiz uma limpeza nesse quarto. Só pude usar álcool e pano molhado, os únicos itens em que podia tocar.
  • Adicionei um atalho do Dazzcam na tela de bloqueio do celular. Tenho fotografado a janela e o que consigo ver através dela todos os dias. Talvez eu selecione algumas fotos e faça uma zine: Diários de Mpox.
  • Aliás, me dei conta de que venho usando a palavra "quarentenado" errado. Quarentena é para quem está saudável e sem sintomas, como medida de segurança. Isolamento é para os infectados, como eu. Atualizei a última publicação, da Retrospectiva 2025, corrigindo. (Que saco não poder mexer no que foi enviado por e-mail)

Recebi meu primeiro relatório do Legislatech, plataforma de monitoramento de informações públicas do Núcleo Jornalismo. Achei meio confuso. Pensei que, ao clicar no link para o monitoramento completo, teria um relatório com melhor visualização e descrições completas. No e-mail, elas aparecem cortadas pela metade. Na plataforma, porém, as descrições nem sequer aparecem, a não ser que você clique no ícone de conteúdo.

Também fiquei um pouco indignado porque os links de imprensa vêm do Google News, então nenhuma URL é amigável. Dos demais links, referentes a órgãos públicos, quase nenhum estava acessível.

Minha primeira impressão é que se trata de uma ferramenta complexa que entrega um serviço que não parece valer a pena para um simples eleitor. Ainda mais quando você pode criar os mesmos monitoramentos pelo próprio Google. Aliás, senti falta de transparência nessa relação com o Google News. Mas vamos ver ao longo do ano. Tomara que eu encontre valor e queira renovar o plano futuramente.


Testei o Roam Reader. Queria processar as informações de um PDF rapidamente, aí descobri que ele não funciona com PDF. Isso depois de ter complicações para instalar a extensão, sei lá porque não funcionou no meu espaço pessoal do Arc, somente no de trabalho (sim, eu ainda uso Arc, me perdoa). Burlei acessando o PDF via Readwise Reader, e então ele automaticamente gerou uma categoria com 1913 artigos que estavam no leitor. Achei interessante.


🎧 Ouvindo "Do It Clean", do Echo & the Bunnymen


ℹ️
Eu não quero sair floodando o leitor RSS de ninguém, mas também não queria publicar notinhas separadas usando o #norss. Por isso, compilei assuntos diferentes aqui, desobedecendo minha própria regra do limite de caracteres para um post ser notinha. Até porque já nem sei mais o propósito dessa seção desde que fiquei tão frustrado com a atualização do Ghost 6 e da integração com o ActivityPub.

Adicionei o seguinte filtro no routes do Cosmoliko para não enviar tags #norss para o rss padrão:

routes:
/:
controller: channel
filter: tag:-[norss]

Agora eu posso floodar de notinhas com #norss e não floodar quem segue nos reader alheios. Não que eu vá fazer isso.

O RIO NÃO ESTÁ PREPARADO PARA O QUE VEM DEPOIS DA OPERAÇÃO CONTENÇÃO
A Operação Contenção no Rio de Janeiro pode ter consequências graves, capazes de alterar a cidade por décadas. Essa possibilidade fica clara quando olhamos p…

O Alvaro brilha cada vez mais desde que saiu do Meteoro, tem sido ótimo acompanhar seus textos e leituras da sociedade. Neste último, sobre a chacina recente no Rio de Janeiro, que está sinalizado com imagens violentas e o YouTube não permite embedar, ele relembra que o PCC nasceu do Massacre do Carandiru para sustentar que o combate eficaz ao crime organizado deve acontecer na raiz financeira do problema.

Gosto que ele dedica o vídeo para o público que se orgulha e bate palmas para a violência policial, deixando as considerações finais para dizer a eles:

"[...] eu tô muito convicto de que o seu legítimo saco cheio com o domínio do crime organizado, esse seu saco cheio, tá sendo usado, tá sendo instrumentalizado em nome de um plano de poder que não contempla os seus interesses e não tá nem aí pra sua vida."

O Rio não está preparado para o que vem depois da operação contenção

Não tinha decisão mais certeira que João Gomes para lançar o Tiny Desk Brasil

Tiny Desk Brasil com João Gomes

Muito legal que o Tiny Desk Brasil trouxe o João Gomes para lançar a versão nacional da mesinha. Não tinha decisão mais certeira! É um artista que tem muito a cara do Brasil, né?

Ele fez uma apresentação de cerca de 20 minutos no espírito acústico do projeto. Segue a setlist que um anjo publicou nos comentários com as timestamps:

O Brasil é o terceiro país no mundo a ter uma versão oficial do Tiny Desk, depois de Japão e Coreia do Sul. Sendo que nós somos o segundo maior público desse fenômeno. Serão duas temporadas com cinco episódios cada, e os próximos artistas ainda não foram divulgados.

Tiny Desk Brasil: Agora temos uma mesinha e logo com João Gomes

Percebi que newsletters do Substack me fazem sentir raiva.

Antes, era por causa da parafernalha dos portões quase fechados de uma plataforma nazista que insiste que o conteúdo seja consumido como eles querem.

Mas agora percebo que todo mundo lá teve a escrita meio que contaminada pela pressão marketeira: a necessidade de mais leitores, mais engajamento, mais seguidores, mais números.

Quem se dá bem, escreve menos genuinamente, quem não, escreve para a coitadolandia.

Por isso, estou evitando ler escritores e textos do Substack e não vou mais linkar no Blogroll - até porque, ninguém do Substack precisa do endosso de um blogzin como o meu (não que os outros precisem kkk). ¯\(ツ)

(Quando eu resolver voltar a postar lá ((minhas publicações tudo as traças)), engolirei minha hipocrisia e finjo que nunca disse isso aqui.)


Aliás! Tu sabe que esse blog que vos fala também é uma newsletter né? Eu só não fico disparando pro email tudo que post aqui:

Hoje eu acordei radical

Captura de tela mostrando interface do Reader 'Marcando 1000/6310 documentos como vistos'

Assisti aos trailers de Quarteto Fantástico, Jurassic World Rebirth e Premonição 6: Laços de Sangue

Assisti ao trailer do novo Quarteto Fantástico, com Pedro Pascal e Vanessa Kirby, que apesar do estilo retrô anos 60 maravilhoso, segue a mesma fórmula de outros trailers de super-heróis e me deu tanta vontade de assisti-lo quanto a de ver o Superman do James Gunn.

Então, surpreso, vi o trailer de Jurassic World Rebirth. Não fazia ideia que estava rolando isso. Muito menos envolvendo a Scarlett Johansson. Claro que a história tem uma conexão com o Jurassic Park original e claro que usaram isso no roteiro. O primeiro frame faz alusão ao final do original com aquele banner caindo atrás de um esqueleto e pelo visto será repetido até o Jurassic Galaxy 13. Gostei que eles não tocaram a trilha original, e espero que não o façam nesse filme só para ser um fan service esdrúxulo. Parece ruim, mas não tão ruim. Assistirei no cinema, IMAX, afinal, dinossauros.

Aí me apareceu o trailer do próximo Premonição 6: Laços de Sangue, que se prepara para traumatizar uma nova geração de crianças em situações mundanas. Dessa produção eu tinha ciência e estava interessado. O trailer me deu calafrios já nos primeiros segundos e reforçou um pensamento que ando tendo de que, talvez, eu esteja ficando mais sensível para filmes de terror (oh céus). Mas vi até o final, agradecido por não ser um ultraprocessado do entretenimento e sim uma cena inteira aquecendo para o que vem por aí. Aliás, Tony Todd reprisará seu papel nesse filme, seu último trabalho antes de morrer no ano passado.

Parece que começou a primeira temporada de trailers de cinema do ano

Sendo autor de um blog que (ainda) resiste a (algumas das) armadilhas das big techs, eu adoraria ser team POSSE[1], mas tô mais pra PESOS[2] mesmo. Se pá no singular, só peso, um peso que só não tá morto porque cá estou, como acontece de tempos em tempos, amargurando meu atraso de sindicar para o meu próprio site tudo que publiquei por aí nos últimos meses.

Em algum momento faço isso, rebobinando a fita e agredindo o CMS para aceitar datas de publicação de meses atrás. Como se nada tivesse acontecido nesse processo de produção e publicação.


  1. POSSE (Publish on Own Site, Syndicate Elsewhere) ↩︎

  2. PESOS (Publish Elsewhere, Syndicate to Own Site) ↩︎

um peso que só não tá morto porque cá estou

Já to me organizando com os amigos pra ir no belas artes ver Cleiton Rasta

Trailer Dj Cleiton Rasta - O Cabeça de Gelo

Ok, acho que eu já posso dizer que, memes de umbanda são insuportáveis

e, toda vez que postam alguma groselha de filho de X orixá é mulherengo, faço questão de ir lá falar PQ? Não tem filho viado não?

Hoje teve feitiçaria, e foi brabooo

Zé das Almas fazendo feitiçaria
Zé das Almas fazendo feitiçaria

primeira semana do ano, os álbuns mais ouvidos

primeira semana do ano, os álbuns mais ouvidos

"Night of The Hunter", surpresinha inesperada dos Libertinos em 2023 é bem agradável ein

Desperdicei meu primeiro filme do ano com Saltburn 🙄

Desperdicei meu primeiro filme do ano com Saltburn

Ter vivido o dia de hoje sem ter sido afetado mentalmente pelos gatilhos espalhados aos quatro ventos

Parece mais um indício de que tô livre da depressão de vez

Que pena que não deu pro PC, que pena

Terminei a leitura de "O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda". Conhecido como o primeiro livro de Umbanda, escrito por Leal de Souza em 1932-33.

Interessante ler os primeiros registros da religião mais brasileira de todas num contexto de tamanha opressão.

Foi o trigésimo livro que li esse ano.

Nos próximos dias ainda termino mais dois: "Exu te ama" e "Monstro invisíveis".

Espero manter/aumentar esse volume de leitura para o ano que vem.

Terminei a leitura de "O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda"

Estava escrevendo sobre o livro que mudou a minha vida em 2023, e descobri que existe uma edição mais recente com 3 capítulos extras.

Acabei de ler e já comecei a chorar. Porra. Novamente, parece escrito pra mim.

Não que eu seja ingrato, mas esse negócio de mediunidade é muito difícil :(

Estava escrevendo sobre o livro que mudou a minha vida

No primeiro livro de Umbanda (1932), diz que o homem prejudica outro por inconsciência, ignorância ou maldade.

Exemplifica através da truculência policial. A Linha Branca entende que a autoridade cometeu injustiça sem intenção, pois o desejo era cumprir o dever e defender a sociedade.

Ler isso me faz entender melhor porque Exu não quis que eu seguisse pela Umbanda.

imagina só eu tendo que fazer caridade pra polícia filha da puta?

slk

(mentira se me pedissem eu ia sim fazer caridade udhasdsdhsud

Exu escreve torto por linhas tortas

E eu caio bonitinho no que ele me fala 🤦‍♂️

A vida tem se transformado em níveis cada vez mais elevados

A vida tem se transformado em níveis cada vez mais elevados

Adaptei o gráfico sobre ser rico, feliz, ambos ou nenhum, feito por Frederik Gieschen, para algo próximo de como geralmente eu me sinto em relação a riqueza e abundância.

Valorizo mais a paz interior do que a riqueza material e, embora eu não tenha paz interior e queira abundância em minha vida, a falta dela ainda me mantém próximo da maioria e torna possível a empatia como nenhum rico consegue. Acho isso importante.

você pode ser rico, feliz, ambos ou nenhum
você pode ser rico, feliz, ambos ou nenhum

Você pode ser rico, feliz, ambos ou nenhum

Novo logo do Escrita Penosa feito no Procreate

Após alguns meses sem utilizar o Procreate,

(principalmente porque não aguentei a ansiedade social digital que voltou poucas semanas depois de eu ter reativado minha conta no Instagram, onde estava publicando uma série de artes feitas pelo app)

abri-o novamente, tirei um pouco da poeira, tentei recordar onde ficavam as coisas no armário, e fiz um novo logo para o Escrita Penosa para utilizar no Report do primeiro trimestre e no about do substack.

Eu gostei :)

Novo logo do Escrita Penosa feito no Procreate

Por do Sol em Conchas

Estou desacostumado a não ter um lugarzinho para ver o nascer ou por do sol como eles merecem ser contemplados. (uma das partes ruins de não estar na praia)

Mas descobri que se eu ir até a esquina da rua de terra aqui onde fica o sítio em que minha mãe e tios moram dá pra ter uma visão relativamente boa de quando o Sol se põe. Também assisti ao nascer algumas vezes caminhando até a estância próxima, mas é longe de ser um lugar confortável para apreciar a natureza.

Gostei da foto que fiz. Voltarei mais vezes até a esquina do seu Zéu, o vizinho.

Três vezes vendo o nascer do sol. Cada um trazendo um significado, um momento e uma versão de mim tão diferentes.

Terceira vez que eu vejo o nascer do sol na última semana

Cada um trazendo um significado, um momento e uma versão de mim tão diferentes:

O primeiro ao lado de um médium, que facilitou que eu mesmo sentisse uma energia de incorporação específica;

O segundo reflexivo e sozinho para enfrentar oxalá, depois que soube que o médium era um assediador;

O terceiro no ônibus centenas de quilômetros longe lendo um livro que eu precisava ler no momento certo. O qual só aconteceu pois o primeiro nascer do sol foi com o médium e o segundo estando puto ao saber que ele era um assediador.

Terceira vez que eu vejo o nascer do sol na última semana

Aparentemente estou impossibilitado de enviar os textos do blog por e-mail :|

Justamente quando eu acabei de fazer várias movimentações e vivo um período produtivo em relação a minha nova fase de escrita - que depende de experimentos.

Olha aí o Universo testando minha paciência

Aparentemente estou impossibilitado de enviar os textos do blog por e-mail

Hoje cedo contei para o pessoal sobre esse rostinho aqui já ter passado por cirurgia. Fui espancado aos 18 anos por homofobia.

Hoje a noite fui no show da Vanessa da Mata que teve na parada gay de Arraial. No caminho, fui comprar cerveja no bar e dois caras gritavam ao telefone para suas mulheres não levarem os filhos pro rolê, pois estaria cheio de viado sem roupa e que não era ambiente para crianças. Nunca vi uma parada gay tão lotada de hétero homofóbico.

E agora, prestes a deitar, vejo a notícia de que Victor Meyniel foi espancado no Rio. Por homofobia.

😩

Victor Meyniel foi espancado no Rio vítima de homofobia.

A pressão para descansar, escrever e me divertir. Tudo, em todo lugar e ao mesmo tempo.

A pressão para descansar, escrever e me divertir. Tudo, em todo lugar e ao mesmo tempo.

Hoje eu tive um dos sonhos mais interessantes dos últimos tempos:

Uma amiga japonesa do Ygor me mostrou um vídeo com uma ideia que mexeu comigo.

Um dia, todas as sequências de palavras e letras possíveis já teriam sido escritas e assim nenhum livro mais seria novidade.

Eu já havia pensado nisso, mas o que me surpreendeu é a ideia no vídeo de que quando atingíssemos isso, não precisaríamos de conhecimento novo pois já teríamos entendido a fórmula da vida, como se fosse uma equação matemática universal, e nada mais seria modificado.

um dos sonhos mais interessantes dos últimos tempos

Oficialmente chegamos a pior época para se viver em Arraial do Cabo: setembro com seus ventos quebrando tudo e me erguendo do chão 🤡

30 graus
Cabo Frio
Só queria me refrescar
Depois da aula no mar
Olhei pro machucado
Doendo no antebraço
Que disse que no Sol
Não vai sarar
Então vim pra biblioteca
Para ler, escrever e pensar
Semana que vem
Mergulhar

Relato de uma quarta quente

What else should I be

Hj eu quase caí num golpe, perdi tempo vendo aptos que não vou poder alugar e fui atropelado voltando de bike de outra cidade

To tentando tanto acertar minha vida, mas mó difícil

queria um amigo pra ouvir a ultima do padrim comigo

queria um amigo pra ouvir a ultima do padrim comigo

saiu música nova do meu cantor depressivo favorito e eu tô doido pra meter uma desculpa pros amigos com quem tô vendo tv e me trancar num quarto pra ficar escutando até dormir

saiu música nova do meu cantor depressivo favorito

É consenso entre especialistas que uma boa noite de sono é essencial para uma boa qualidade de vida

“Você precisa de 8h de sono!”

Dizem eles

"Que tal não dormir nadinha?”

Diz minha ansiedade

“Que tal dormir por umas 12h?”

Diz minha depressão

“Que tal dormir pra sempre?”

Dizem meus pensamentos suicidas

Se você ver um Jesus doido na estrada: DÊ CARONA PRA ELE #jesuscaroneiro (em Posto Farol Restaurante E Churrascaria)

Pensa num cara gente boa! Madruga, valeu pelo papo e todas as histórias! Jesus ta contigo. Bora pra próxima

300 km/h, atravessei São Paulo
Em minha moto, vejo minha sombra voar sobre o asfalto
Percebi que a vida não é uma corrida de velocidade, e sim de resistência
E que atravessar São Paulo a essa velocidade era pura incoerência
Cheguei na Firma e lariquei o pão na janela
Olhei o horizonte e refleti sua ilusão, outra balela
Beatrice aproveitou o momento e registrou essa fotografia singela
Abaixei os olhos e quase senti o fedor do rio pinheiros, inigualável
Lembrei que é quarta-feira, os jobs não param, e a vida, a vida não tá fácil. #Poeta #motoqueiro #filosofo #vidaloka (em CUBOCC)

Todos os dias, eu agradeço aos deuses por não ser apegado às pessoas.
— feeling blessed.

Je - su - cris - to, el robot del futuro, quien derrota a los malvados con besos y dulzura (em República Inês)

eu nunca tive fé e nunca fui alguém confiável