Agora

São Paulo, 01 de junho de 2026

chakras alinhados, rinite atacada, e uma residência literária chegando. é isso que tá rolando por aqui.

por do sol atrás de prédios

📍 São Paulo

Dias de novas experiências espirituais.

Dias de reencontros com os Ineses.

Dias de frio, rinite alérgica e sinusite atacada.

Vim para cá fazer o curso de Cura Prânica com a Maíra dos Anjos - método de manipulação do prana para limpeza e energização, desenvolvido pelo Master Choa Kok Sui. Agora eu sou (literalmente) certificado para alinhar os chakras! 🎉

(Pode não parecer, mas eu mantenho um pouco de ceticismo para minhas experiências extrasensoriais. É difícil ter a garantia de que estou percebendo algo que não dá para ver sem um mentor me validando. Apesar disso, o Mestre Choa se comunicou comigo. Foi fácil de perceber, a mensagem dele foi clara e certeira. Talvez eu escreva a respeito.)

Também vim rever amigos relacionados a Inês, apartamento que dividi entre 2014 e 2020. Dois deles estão no Brasil e aproveitamos fazer dois encontros - com direito a briga com bêbado na rua e debates sobre nossas reações.

Devo ficar mais uns dias, antes de voltar para o interior. Tem dois aniversários pela frente e quero passar mais tempo com meu amigo que está se recuperando de um período de complicações na saúde.

Em junho, vou precisar de tempo sozinho para escrever, principalmente porque farei uma residência literária - pela primeira vez!


📝 escrevi pouco nessas últimas semanas.

Tô atrasado com os temas do Entreblogs (sobre os filmes Interstellar e Reflexões de um Liquidificador) e com absolutamente todos os textos que pretendia ter escrito.

Provavelmente isso mudará em junho por causa da residência.

Por aqui, só publicando notinhas (nem tão pequenininhas) ((esse nome envelheceu como leite, mas não tenho pretensão de mudar por enquanto))

Aliás, fiz umas mudanças na página de notinhas, que agora tem mais cara de microblog. Se clicar na data de cada post vai direto ao link do post, onde, INCLUSIVE, agora tem uma seção de interações do Bluesky e Mastodon (se eu tiver enviado o mesmo post para lá) e a possibilidade de enviar webmentions - dá até para comentar anonimamente. Ainda tá meio quebrado e estou sem tempo e saco para consertar, então por enquanto vai ficar do jeito que tá, meio bagunçado, meio esquisito.

De qualquer forma, agradeço demais a Luciana (que me inspirou a botar essa ideia de pé) e ao Jan Logulo que me ajudou a perceber que perfis privados não aparecem nem nas interações, nem nos comentários.


📚 li e escrevi a respeito do livro Tecnofeudalismo: O Que Matou O Capitalismo, de Yanis Varoufakis.

Fora as notinhas, e a última atualização no /Agora (como essa), postei minhas anotações sobre o livro, leitura para o grupo do Manual do Usuário, que debatemos no dia 14 de maio.

Tecnofeudalismo (Yanis Varoufakis, 2025)
Mais um para o clube de leitura do Manual do Usuário

Olhando para essa página, até que escrevi bastante nas primeiras semana de maio.


💼 entregamos um relatório para uma criadora de conteúdo que me deixou bastante orgulhoso do processo. Queremos transformar num produto para outros criadores ainda esse ano. Também fechamos um projeto de social listening com uma empresa parceira de insights, uns queridos. Nesse caso, estou orgulhoso da minha paciência com a ferramenta de monitoramento que eles usam, insalubre.


📺 tenho pensado bastante sobre critérios com essa temporada de séries acabando. Talvez eu organize meus pensamentos e publique meus motivos para não assistir determinadas coisas. Mas adiantando o que tenho achado/achei de algumas produções que assisti:

  • The Boys - que tristeza ver cada episódio novo desperdiçando a chance de desenvolver a história para um final com a mesma qualidade que começou. The Boys se transformou numa das principais coisas que criticava (a expansão dos universos de super heróis), e vão continuar com o spin off Vought Rising - foi só pra isso essa temporada. Não pretendo assistir, pelo mesmo motivo que não pretendo chegar perto de House of Dragon depois do final horroroso de Game of Thrones.
  • Euphoria - Uma tortura assistir. Especialmente os últimos episódios. Na real, ainda não vi o último episódio e, sinceramente, será que devo? Larguei The Idol no meio inconformado com o fetichismo da produção, e sinto que Euphoria foi pelo mesmo caminho, agora com uma camada de tortura. A tentativa de gerar tensão foi vergonhosa. Não me recomendem mais nada do Sam Levianson.
  • Hacks - Feliz que acabou. Foi uma boa última temporada. Acredito que teria sido melhor se o tema do último episódio tivesse sido desenvolvido ao longo de toda a temporada, teria dado mais força a esse final. Mas é uma série leve, gostosa, para rir e entregou tudo isso. Já estou com saudades!
  • Widows bay - Alguém recomendou (no mastodon ou bluesky) e coloquei pra ver. Achei legalzinho, e só.

🎬 Vi Criaturas Extraordinariamente Brilhantes (2026) ★★★. Dentro dos meus critérios, não veria esse por ser uma produção Netflix com um tema que não me interessa. Mas minha mãe queria ver e eu queria passar um tempo com ela - e também queria ver a Sally Field senhorinha. Filme bem família, também bem moralista. 3 estrelas, mas com vontade de ser 2 e ½.

Também com minha mãe, que a cada dois meses me diz “não tem filho um filme assim daqueles bem ficção científica legal e…”, coloquei para ela ver Devoradores de Estrelas (2026) ★★★½. Tinha certeza que ela ia gostar e acabei revendo com ela. É um filme divertido e muito sessão da tarde. Ainda estou com vontade de um novo filme de ficção científica ambientado no espaço que não seja besta, acho que não sou fã de comédia nas estrelas.

Comecei a ver Drama (2026) no ônibus para São Paulo, mas cronometrei errado e tive que parar na metade. Acho um absurdo não terminar de ver um filme quando começo, mas fazer o quê. Posso dizer que não imaginava qual era o segredo da personagem da Zendaya e que achei incompreensível a reação de todos. Vai ver é porque eu não costumo confiar em pessoas que nunca pensaram em fazer o que ela fez quando criança.


🎧 andei resgatando playlists e brincando como elas seriam se fossem fitas cassetes. Já queria ter publicado, foi muito divertido a maior parte do processo, mas aí cheguei numa etapa que me fez perder a cabeça. Como eu não sou nenhum desenvolvedor profissional, devo ter cometido muitos erros básicos que pioraram a situação. De qualquer forma, foi interessante aprender mais sobre o estado atual de programação e AI, e como usá-las para potencializar minha criatividade e não para corroer a parte mais legal que é ser humano.

Tô pensando em colocar na página inicial, depois da seção de livros. Olha um print de como tá ficando:

Interface de gravador 4 trilhas digital com fita cassete, e encarte de fita BASF com tracklist manuscrita e fitas cassete empilhadas.

10/05/2026

📍 Dia das Mães, em Conchas. Faz frio e chove. Acabou a energia enquanto eu tomava banho e lavava a cabeça. Queria proporcionar algo bom para minha mãe. Pensar nas coisas que eu gostaria de fazer pelos meus próximos me deixa em conflito com as decisões que tomei para minha vida e também com meus sistemas de crenças atuais. O que não faltou hoje foi ver mães sem o que mereciam, todas as mães ao meu redor. Ao menos, minha mãe não passou o dia na cadeia, como a minha tia. Amanhã vai ser pior.

💼 Meu trabalho está numa fase interessante. Estou otimista. Também tenho me dedicado a diversos projetos pessoais. O próprio Cosmoliko passou por algumas mudanças. Em breve, devo detalhar o que andei fazendo.

📚 Estava lendo muito devagar, quase parando e pulando dias na leitura de Seth. Não estava sentindo falta de leitura porque meus dias andam bem ocupados com outras atividades e hobbies.

Aí lembrei do livro Tecnofeudalismo, do próximo encontro do clube de leitura do Manual do Usuário. Havia me esquecido dele completamente, provavelmente por causa do período agitado que vivi em abril — que atrapalhou, inclusive, minha participação no encontro relacionado ao livro anterior, A Ideologia Californiana.

Pois bem, resolvi pegar para ver quanto consigo ler do livro até o encontro de quinta. Li um terço, e ainda nem começou a parte do tecnofeudalismo em si — acho que acabei de terminar a parte do capitalismo. Mas tá meio porre, um livro irritante inúmeras vezes. Acho que se eu ler mais uma referência a Mad Men, sou capaz de simplesmente abandonar a leitura.

🕹️ Andei jogando Dead Cells. Na 15ª tentativa, fechei a primeira run.

📺 Tô acompanhando a última temporada de Hacks. Dei boas risadas com o último episódio (5x7). Legal ver uma série bacana terminar bem, diferente de outras, como The Boys, que também tô acompanhando. Inclusive, maratonei as duas temporadas de Gen V antes dessa (que desgraça).

Diferente de Hacks, essa temporada final de The Boys está triste na queda de qualidade. Chegaram a fazer um episódio para os fãs de Supernatural e amigos da indústria. Eu quero que se foda Supernatural e qualquer piada interna com Seth Rogen, especialmente nos episódios finais de uma série de cinco temporadas que não desenvolve a história.

🎬 Minha sobrinha adolescente resolveu dar o ar da graça nesse fim de semana. Na noite de sábado, fizemos uma das cinco coisas que me deixam feliz, vimos filmes (de terror) em sequência:

  • They Will Kill You (2026) ★★★. 3 estrelas, mas com vontade de ser 2,5;
  • Ready Or Not 2 (2026) ★★★. 3 estrelas com a consciência tranquila de que tô passando pano para um filme desnecessário, mas divertido e meio problemático (em tempos de feminicídio em alta, é meio indigesto a espetacularização de se espancar mulheres);
  • E aproveitei para apresentar Os Outros (2001) ★★★★½ para ela. Amei acompanhar sua reação com o plot do filme. Aliás, esse é um que eu gostaria de esquecer completamente para ver pela primeira vez.

No domingo, vi mais dois:

  • Send Help (2026) ★★★. Tolo e de final fraquíssimo. Podia ter dado nota menor, mas não o fiz por motivos de Sam Raimi ainda ser criativo em suas cenas.
  • Good Luck, Have Fun, Dont Die (2026) ★★½, apenas 2,5 estrelas. Queria tanto gostar desse filme. Pena que ele tenta ser de diferentes gêneros e acaba não sendo bom em nenhum. Toda crítica a tecnologia e IA é tão vazia quanto as piadas.

Vi tão poucos filmes esse ano. Que bom que rolou esse fim de semana.

🎧 Tô hypado com a volta da Madonna. Das vozes do pop que lançaram esse ano, Slayter é a que mais tô gostando. Fresno lançou mais uma para os emos deprimidos e apaixonados e eu fiquei viciado. FBC se aventurando no roque e Deus abençoe esse homi.

Aliás, tô fazendo um player de fita cassete para o Cosmoliko. Vou fingir “gravar” algumas dessas músicas em mixtapes como uma tentativa medíocre de emular uma antiga relação com a música nesse espaço. Vai ser divertido.

29/10/2025

📍Estou em Conchas, depois de um fim de semana delicioso em Vinhedo. Vim para cá aproveitar alguns dias que ainda tenho antes de ir para Cabo Frio buscar minha CNH. Farei um bate e volta em Botucatu aproveitar ver meus sobrinhos.

💼 Tenho trabalhado bastante, mas não está ruim. É legal ver a nossa própria empresa crescer tijolo por tijolo (mesmo quando a gente não tem orçamento fechado). O ano se aproxima do fim bem diferente de como eu imaginava (e gostaria) que fosse, mas tá tudo bem. Não tenho nada a reclamar e estou confiante para o próximo ano.

🧘‍♂️ Tenho praticado yoga menos do que gostaria, meditado menos ainda. Todas as minhas práticas espirituais estão pausadas, embora eu anseie um acontecimento sobrenatural só para deixar tudo mais animado.

📚 Não estou lendo nada. Pelo menos 4 meses do ano não peguei em um livro sequer. Como esse ano eu não tenho mais todo o tempo do mundo como tinha no ano passado, não estou me culpando e entendo que no lugar da leitura eu pude viver muitas outras coisas tão importantes quanto para mim.

🎧 Tenho ouvido Weezer, desejando que eu consiga ir ao show em São Paulo, e Oasis, que eu nem acredito que verei daqui menos de um mês.

🎈 Ando super rolezeiro. Amo tanto ter amigos espalhados por aí que me proporcionam tantos momentos divertidos. Mas sei que preciso pisar no freio por longos períodos introspectivos a fim de construir a base para quem eu quero me tornar no futuro. Sinto que a atual versão que criei para o Cosmoliko e o esforço que coloquei aqui nos últimos dois meses é um bom caminho para possibilitar um estilo de vida mais confortável com viagens, escrita e trabalho remoto.

🙂 Estou feliz por retornar a Região dos Lagos nos próximos dias, de onde saí em dezembro passado.

24/11/2024

Último update: 24/11/2024

📍Arraial Do Cabo, RJ. Por enquanto.

Nos últimos meses, precisei colocar toda minha atenção no material e no trabalho.

Desde então, a espiritualidade está em segundo plano. Ainda não sei como farei para ela retornar a ocupar uma boa parte dos meus dias. Mas tudo bem, essa guinada partiu dela, de qualquer forma.

Loucura lembrar como comecei o ano e pensar em como estou terminando. Dois extremos.

Embora a meta de 2024 fosse fazer dinheiro com a escrita, fui guiado por outro caminho. E tá tudo bem.

🧘‍♂️ Mantenho a prática de yoga, mas estou meditando menos.

🏍 Finalmente, terminei todo o processo com a autoescola e o Detran. Peguei minha provisória. Acabou minha última desculpa para estar na Região dos Lagos e em breve estou indo para São Paulo, após um ano.

📚 Terminei de ler Todas as Crônicas, de Clarice Lispector. Acabei de ler Sonho Manifesto, do Sidarta Ribeiro. Falta pouco para terminar As Cem Melhores Crônicas, antologia organizado por Joaquim Ferreira dos Santos. Ainda não sei qual será a próxima leitura.

🙂 Estou empolgado com a minha nova versão para 2025. É como se eu estivesse vivendo a transição entre duas pessoas muito diferentes.

07/07/2024

🧘‍♂️ Estou praticando Yoga seguido de meditação pelas manhãs.

🎻 Converso diariamente com meu guia espiritual e procuro melhorar meu altar.

🕯 Às segundas, acendo vela para dois Exus no cruzeiro das almas, às vezes levo cachaça para eles.

🃏 Meu estudo com o Tarot diminuiu, dei uma broxada que se intensificou quando a Cigana Esmeralda deu ideia de eu me aventurar com o Baralho Lenormand. Esses ciganos...

💃 Também seguindo conselhos da Cigana, estou diminuindo o ritmo dos meus estudos em todas as frentes esótericas e ocultistas.

📱 Tenho usado o TikTok inspirado por outros macumbeiros. É impressionante o tanto que se pode conhecer ali. Mas também é preciso cuidado, sem controle de tempo é fácil consumir informação incessantemente sem fins práticos.

🏍 Estou iniciando aulas de direção de moto. Assim que conseguir minha CNH, já não terei motivos para permanecer na Região dos Lagos.

🚴‍♂️ Tenho pedalado frequentemente entre Arraial do Cabo e Cabo Frio, principalmente para ir e voltar da autoescola.

🌊 Nos dias mais quentes, aproveito tomar um banho de mar seguido de um banho de ervas.

💻 Estou fazendo o site para a empresa de transporte executivo do meu cunhado. É o primeiro projeto renumerado que topei em muito tempo. Só aceitei por ser familiar, e me fez muito bem perceber que não estou tão enferrujado como pensava - fiz o planejamento e branding, na sequência estruturarei o tráfego pago.

📚 Estou lendo os livros "Ori: A Cabeça como divindade", "Todas as Crônicas" e "As 100 melhores crônicas brasileiras".

📖 Antes de dormir, leio uma crônica de Clarice Lispector.

🙂 Estou alegre vivendo minhas últimas semanas em Arraial do Cabo :)

Agora em 29/03/2022

📌 Arraial do Cabo / RJ

🙇‍♂️ Estudando e otimizando meus processos com note-taking

🏡 Curtindo os últimos meses do meu próprio negócio, a pousada mais roots da cidade

🏖 Aproveitando as praias da Região dos Lagos antes de ir para São Paulo resolver umas pendências e partir para Bahia dar um rolê

📚 Lendo o livro “Os Dragões do Éden” (1977)

🎧 Escutando FBC, Marinna Sena, Cartola, Fresno…