TOP 10 Melhores Filmes de 2022

Em 2022, assisti a 54 filmes lançados nesse mesmo ano. Separei aqui uma lista com meu TOP 10 Filmes do ano com algumas anotações que fiz para cada.

TOP 10 Melhores Filmes de 2022
Photo by Denise Jans / Unsplash

Em 2022, assisti a 109 filmes (até hoje, pelo menos). Desses, 54 foram filmes lançados em 2022. Uma quantia boa, considerando que em 2021 eu assisti a 42 filmes lançados no mesmo ano e que eu achei a qualidade das obras mais interessantes também.

Inspirado em Matt Birchler com o QuickReviews.App, separei aqui uma lista com meu TOP 10 Filmes do ano com algumas anotações que fiz para cada:

1. Everything Everywhere All at Once

QuickReview do filme "Tudo, Em Todo Lugar, Ao mesmo tempo" de Daniel Scheinert e Daniel Kwan com 5 estrelas que diz: Niilista do jeito mais agradável, divertido e emocionantemente possível. Nada importa, tudo importa. Melhor filme do ano! Novo patamar de multiverso que até então era do "aranhaverso". Adorei a estética de como cada decisão provoca uma ramificação. Marido mais fofo de todos.
Everything Everywhere All at Once (2022) ★★★★★ ♥, Daniel Scheinert e Daniel Kwan

2. Aftersun

QuickReview do filme "Aftersun" de Charlotte Wells com 5 estrelas que diz: "Quando os créditos subiram, tentei menosprezar a obra e, em vão, acabei chorando. Além dos frames lindos e personagens cativantes, retrata um sentimento que conheço bem, por parte dos dois personagens. História silenciosa que dialoga com nossas relações paternas."
Aftersun (2022) ★★★★★ ♥, Charlotte Wells

3. Moonage Daydream

QuickReview do filme "Moonage Daydream" de Brett Morgen com 5 estrelas que diz: "Bowie é o maior e como fã me emocionei do início ao fim. A obra consegue transmitir algumas de suas ideias e expressar sua arte num show audiovisual exuberante. Maravilhoso revisitar o Bowie que eu já conhecia e apreciar o (até que nem tanto) material inédito no Imax."
Moonage Daydream (2022) ★★★★★ ♥, Brett Morgen

4. Triangle of Sadness

QuickReview do filme "Moonage Daydream" de Ruben Östlund com 4 estrelas e meia que diz: "Um dos meus favoritos do ano. Entretenimento que escala de uma forma deliciosa de acompanhar. Alguns diálogos parecem ter sido copiados do TikTok (tenho likes para comprovar!), mas tá tudo bem quando expor que ricos são feitos da mesma merda que qualquer outro é um tema que nunca sairá de moda."
Triangle of Sadness (2022) ★★★★½ ♥, Ruben Östlund

5. Argentina, 1985

QuickReview do filme "Argentina, 1985" de Santiago Mitre com 4 estrelas e meia que diz: "Contado com humor na medida certa para equilibrar um drama fundamental para não esquecermos de histórias com potencial de se repetir. Que sonho se tivesse acontecido o mesmo no Brasil."
"Argentina, 1985" (2022) ★★★★½, Santiago Mitre

6. Marte Um

QuickReview do filme "Marte Um" de Gabriel Martins com 4 estrelas e meia que diz: "Sobre talentos deixados para trás por causa da falta de dinheiro ou oportunidades e brasileiros que ainda assim dão seu jeito. Seja no bolsonarismo ou não, dar um jeito é a nossa característica brasileira inalterável que Marte Um explora lembrando a gente não deixar de sonhar."
"Marte Um" (2022) ★★★★½ ♥, Gabriel Martins

7. Top Gun: Maverick

QuickReview do filme "Top Gun: Maverick" de Joseph Kosinski com 4 estrelas e meia que diz: "Tom Cruise pilotando caças e é isso que importa! Sequências aéreas fodas, nostálgico sem saber que precisava dessa nostalgia. Maravilhoso não identificar o inimigo. Finalmente Tom Cruise sabe que está envelhecendo. Ponto fraco é só o romance desnecessário."
"Top Gun: Maverick" (2022) ★★★★½ ♥, Joseph Kosinski

8. The Northman

QuickReview do filme "The Northman" de Robert Eggers com 4 estrelas e meia que diz: "Quando Alexander Skarsgård pegou a lança no ar e jogou de volta no cara eu soltei um gemido espontâneo que poucos caras conseguem conquistar. Filme de vingança de viking que entrega o que promete. Anya Taylor-Joy, como sempre, deslumbrante."
The Northman (2022) ★★★★½ ♥, Robert Eggers

9. Elvis

QuickReview do filme "Elvis" de Baz Luhrmann com 4 estrelas e meia que diz: "Podem falar que a ilha de edição estava repleta de cocaína, mas a montagem tá maravilhosa! Sequência da música causando orgasmos na audiência é tão sublime quanto a performance de Austin Butler."
Elvis (2022) ★★★★½ ♥, Baz Luhrmann

10. Bros

Podia colocar vários outros aqui, como "The Wonder" ou "The Banshees of Inisherin", mas vou seguir com a melhor representação das gays no cinema de comédia dos últimos tempos porque essa provavelmente eu revisitarei mais vezes

QuickReview do filme "Bros" de Nicholas Stoller com 4 estrelas que diz: "Melhor comédia romântica do ano. Melhor filme gay do ano (e de outros também). Mesmos clichês de sempre adaptados e tá mais do que bem. Foda-se quem queria mais política e menos mainstream."
Bros (2022) ★★★★ ♥, Nicholas Stoller