John Krakauer - Na Natureza Selvagem

John Krakauer - Na Natureza Selvagem

Enquanto o filme emociona, o livro relata. John Krakauer fez um trabalho primoroso e presenteou milhares de sonhadores e idealistas ao investigar a história de Christopher McCandless, registrando um livro que resgata histórias semelhantes, contextualiza, destaca inúmeras citações literárias e nos traz anotações feitas durante a odisseia alasquiana, não se importando em seguir uma ordem cronológica.

Em um raro caso de livro e filme que se completam, me sinto grato pelo trabalho dos autores em terem dado visibilidade a alguém que, enquanto é desprezado, acende uma chama em tantos outros aventureiros, simpatizantes de Thoreau ou eternos descabidos.

Eu tenho a idade que Christopher McCandless tinha quando morreu. Talvez eu também tivesse a mesma idade que ele quando passei a questionar os sistemas a minha volta. Embora com vivências completamente diferentes, eu me identifico com muito do que ele se tornou, assim como percebo nitidamente as nossas tantas diferenças. Que suas aspirações e teimosia continuem inspirando muitos por aí.

“No longer to be poisoned by civilization he flees, and walks alone upon the land to become lost in the wild.” – Alexandre Supertramp, May 1992