notinhas

quando bate a vontade de escrever sobre blogs

Acordei, fiz minhas coisas tantas, e durante o banho decidi que usaria o tempo antes do almoço para escrever alguma crônica. Poderia ser sobre data centers, assim escolhi enquanto estava sentado na privada, tinha uns personagens de LinkedIn que eu gostaria de cutucar. Mas também deveria escrever sobre um acontecimento triste relacionado ao item de uma lista, dois na verdade, para o curso de escrita de crônicas que estou fazendo com Luca Brandão. Ele só pediu um, mas me veio dois a cabeça: um lá de trás que merece uma história a ser contada, e um de agora, um terrível acontecimento triste que ocorre nesse exato momento em que escrevo. Não poderei contar, não agora, pois fui pego de assalto pela vontade de escrever. E quando ela vem, não posso escolher nada, além de escrever. E ela me queria escrevendo sobre blogs, na verdade, sobre os autores dos blogs quando morrem. Pois, veja bem, enquanto eu fazia uma pesquisa, fui parar num blog cujo autor morreu recentemente. Me trazendo essa questão que me pega nos últimos anos, pensar nos blogueiros que morrem. E o que acontece aos seu blogs. E o que acontece aos seus leitores. E o que acontece... Enfim. Deu o horário do almoço, depois te conto.

260102 notinhas do dia

Eu adoro quando estou lendo um post do Dominik Hofer no Readwise Reader e no rodapé aparece uma mensagem personalizada para assinantes RSS:

"Obrigado por ser um assinante RSS! Responda esse post por email..."

Gostaria de inserir um trecho de conteúdo visível somente para os assinantes RSS no rodapé dos meus posts também. Vi que é fácil fazer com um plugin no Wordpress, mas aqui usamos Ghost e, claro, não encontrei nada a respeito.

Postei no fórum perguntando sobre, vai que alguém tenha uma ideia. Mas provavelmente será algo que tentarei explorar em uma próxima atualização do tema. Vai que, de alguma forma, eu descubra uma maneira e ainda seja o primeiro a contar para a comunidade que isso é possível! Nossa, vou me sentir muito desenvolvedor web.


14° dia de isolamento

  • Que delícia! Abri a janela e hoje o céu está cheio de nuvens carregadas, tudo nublado. Nem parece que a temperatura esteja quase trinta graus.
  • Fiz uma limpeza nesse quarto. Só pude usar álcool e pano molhado, os únicos itens em que podia tocar.
  • Adicionei um atalho do Dazzcam na tela de bloqueio do celular. Tenho fotografado a janela e o que consigo ver através dela todos os dias. Talvez eu selecione algumas fotos e faça uma zine: Diários de Mpox.
  • Aliás, me dei conta de que venho usando a palavra "quarentenado" errado. Quarentena é para quem está saudável e sem sintomas, como medida de segurança. Isolamento é para os infectados, como eu. Atualizei a última publicação, da Retrospectiva 2025, corrigindo. (Que saco não poder mexer no que foi enviado por e-mail)

Recebi meu primeiro relatório do Legislatech, plataforma de monitoramento de informações públicas do Núcleo Jornalismo. Achei meio confuso. Pensei que, ao clicar no link para o monitoramento completo, teria um relatório com melhor visualização e descrições completas. No e-mail, elas aparecem cortadas pela metade. Na plataforma, porém, as descrições nem sequer aparecem, a não ser que você clique no ícone de conteúdo.

Também fiquei um pouco indignado porque os links de imprensa vêm do Google News, então nenhuma URL é amigável. Dos demais links, referentes a órgãos públicos, quase nenhum estava acessível.

Minha primeira impressão é que se trata de uma ferramenta complexa que entrega um serviço que não parece valer a pena para um simples eleitor. Ainda mais quando você pode criar os mesmos monitoramentos pelo próprio Google. Aliás, senti falta de transparência nessa relação com o Google News. Mas vamos ver ao longo do ano. Tomara que eu encontre valor e queira renovar o plano futuramente.


Testei o Roam Reader. Queria processar as informações de um PDF rapidamente, aí descobri que ele não funciona com PDF. Isso depois de ter complicações para instalar a extensão, sei lá porque não funcionou no meu espaço pessoal do Arc, somente no de trabalho (sim, eu ainda uso Arc, me perdoa). Burlei acessando o PDF via Readwise Reader, e então ele automaticamente gerou uma categoria com 1913 artigos que estavam no leitor. Achei interessante.


🎧 Ouvindo "Do It Clean", do Echo & the Bunnymen


ℹ️
Eu não quero sair floodando o leitor RSS de ninguém, mas também não queria publicar notinhas separadas usando o #norss. Por isso, compilei assuntos diferentes aqui, desobedecendo minha própria regra do limite de caracteres para um post ser notinha. Até porque já nem sei mais o propósito dessa seção desde que fiquei tão frustrado com a atualização do Ghost 6 e da integração com o ActivityPub.

norss

Adicionei o seguinte filtro no routes do Cosmoliko para não enviar tags #norss para o rss padrão:

routes:
/:
controller: channel
filter: tag:-[norss]

Agora eu posso floodar de notinhas com #norss e não floodar quem segue nos reader alheios. Não que eu vá fazer isso.

O Rio não está preparado para o que vem depois da operação contenção

O RIO NÃO ESTÁ PREPARADO PARA O QUE VEM DEPOIS DA OPERAÇÃO CONTENÇÃO
A Operação Contenção no Rio de Janeiro pode ter consequências graves, capazes de alterar a cidade por décadas. Essa possibilidade fica clara quando olhamos p…

O Alvaro brilha cada vez mais desde que saiu do Meteoro, tem sido ótimo acompanhar seus textos e leituras da sociedade. Neste último, sobre a chacina recente no Rio de Janeiro, que está sinalizado com imagens violentas e o YouTube não permite embedar, ele relembra que o PCC nasceu do Massacre do Carandiru para sustentar que o combate eficaz ao crime organizado deve acontecer na raiz financeira do problema.

Gosto que ele dedica o vídeo para o público que se orgulha e bate palmas para a violência policial, deixando as considerações finais para dizer a eles:

"[...] eu tô muito convicto de que o seu legítimo saco cheio com o domínio do crime organizado, esse seu saco cheio, tá sendo usado, tá sendo instrumentalizado em nome de um plano de poder que não contempla os seus interesses e não tá nem aí pra sua vida."

Tiny Desk Brasil: Agora temos uma mesinha e logo com João Gomes

Não tinha decisão mais certeira que João Gomes para lançar o Tiny Desk Brasil

Tiny Desk Brasil com João Gomes

Muito legal que o Tiny Desk Brasil trouxe o João Gomes para lançar a versão nacional da mesinha. Não tinha decisão mais certeira! É um artista que tem muito a cara do Brasil, né?

Ele fez uma apresentação de cerca de 20 minutos no espírito acústico do projeto. Segue a setlist que um anjo publicou nos comentários com as timestamps:

O Brasil é o terceiro país no mundo a ter uma versão oficial do Tiny Desk, depois de Japão e Coreia do Sul. Sendo que nós somos o segundo maior público desse fenômeno. Serão duas temporadas com cinco episódios cada, e os próximos artistas ainda não foram divulgados.

Sai daqui substack

Percebi que newsletters do Substack me fazem sentir raiva.

Antes, era por causa da parafernalha dos portões quase fechados de uma plataforma nazista que insiste que o conteúdo seja consumido como eles querem.

Mas agora percebo que todo mundo lá teve a escrita meio que contaminada pela pressão marketeira: a necessidade de mais leitores, mais engajamento, mais seguidores, mais números.

Quem se dá bem, escreve menos genuinamente, quem não, escreve para a coitadolandia.

Por isso, estou evitando ler escritores e textos do Substack e não vou mais linkar no Blogroll - até porque, ninguém do Substack precisa do endosso de um blogzin como o meu (não que os outros precisem kkk). ¯\(ツ)

(Quando eu resolver voltar a postar lá ((minhas publicações tudo as traças)), engolirei minha hipocrisia e finjo que nunca disse isso aqui.)


Aliás! Tu sabe que esse blog que vos fala também é uma newsletter né? Eu só não fico disparando pro email tudo que post aqui:

Hoje eu acordei radical

Hoje eu acordei radical

Captura de tela mostrando interface do Reader 'Marcando 1000/6310 documentos como vistos'

Parece que começou a primeira temporada de trailers de cinema do ano

Assisti aos trailers de Quarteto Fantástico, Jurassic World Rebirth e Premonição 6: Laços de Sangue

Assisti ao trailer do novo Quarteto Fantástico, com Pedro Pascal e Vanessa Kirby, que apesar do estilo retrô anos 60 maravilhoso, segue a mesma fórmula de outros trailers de super-heróis e me deu tanta vontade de assisti-lo quanto a de ver o Superman do James Gunn.

Então, surpreso, vi o trailer de Jurassic World Rebirth. Não fazia ideia que estava rolando isso. Muito menos envolvendo a Scarlett Johansson. Claro que a história tem uma conexão com o Jurassic Park original e claro que usaram isso no roteiro. O primeiro frame faz alusão ao final do original com aquele banner caindo atrás de um esqueleto e pelo visto será repetido até o Jurassic Galaxy 13. Gostei que eles não tocaram a trilha original, e espero que não o façam nesse filme só para ser um fan service esdrúxulo. Parece ruim, mas não tão ruim. Assistirei no cinema, IMAX, afinal, dinossauros.

Aí me apareceu o trailer do próximo Premonição 6: Laços de Sangue, que se prepara para traumatizar uma nova geração de crianças em situações mundanas. Dessa produção eu tinha ciência e estava interessado. O trailer me deu calafrios já nos primeiros segundos e reforçou um pensamento que ando tendo de que, talvez, eu esteja ficando mais sensível para filmes de terror (oh céus). Mas vi até o final, agradecido por não ser um ultraprocessado do entretenimento e sim uma cena inteira aquecendo para o que vem por aí. Aliás, Tony Todd reprisará seu papel nesse filme, seu último trabalho antes de morrer no ano passado.

um peso que só não tá morto porque cá estou

Sendo autor de um blog que (ainda) resiste a (algumas das) armadilhas das big techs, eu adoraria ser team POSSE[1], mas tô mais pra PESOS[2] mesmo. Se pá no singular, só peso, um peso que só não tá morto porque cá estou, como acontece de tempos em tempos, amargurando meu atraso de sindicar para o meu próprio site tudo que publiquei por aí nos últimos meses.

Em algum momento faço isso, rebobinando a fita e agredindo o CMS para aceitar datas de publicação de meses atrás. Como se nada tivesse acontecido nesse processo de produção e publicação.


  1. POSSE (Publish on Own Site, Syndicate Elsewhere) ↩︎

  2. PESOS (Publish Elsewhere, Syndicate to Own Site) ↩︎

Trailer Dj Cleiton Rasta - O Cabeça de Gelo

Já to me organizando com os amigos pra ir no belas artes ver Cleiton Rasta

Rabiscos em gif

memes de umbanda são insuportáveis

Ok, acho que eu já posso dizer que, memes de umbanda são insuportáveis

e, toda vez que postam alguma groselha de filho de X orixá é mulherengo, faço questão de ir lá falar PQ? Não tem filho viado não?

Hoje teve feitiçaria, e foi brabooo

Hoje teve feitiçaria, e foi brabooo

Zé das Almas fazendo feitiçaria
Zé das Almas fazendo feitiçaria

primeira semana do ano, os álbuns mais ouvidos

primeira semana do ano, os álbuns mais ouvidos

”Night of The Hunter"

"Night of The Hunter", surpresinha inesperada dos Libertinos em 2023 é bem agradável ein

Desperdicei meu primeiro filme do ano com Saltburn

Desperdicei meu primeiro filme do ano com Saltburn 🙄

Que pena que não deu pro PC, que pena

Ter vivido o dia de hoje sem ter sido afetado mentalmente pelos gatilhos espalhados aos quatro ventos

Parece mais um indício de que tô livre da depressão de vez

Que pena que não deu pro PC, que pena

Terminei a leitura de "O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda"

Terminei a leitura de "O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda". Conhecido como o primeiro livro de Umbanda, escrito por Leal de Souza em 1932-33.

Interessante ler os primeiros registros da religião mais brasileira de todas num contexto de tamanha opressão.

Foi o trigésimo livro que li esse ano.

Nos próximos dias ainda termino mais dois: "Exu te ama" e "Monstro invisíveis".

Espero manter/aumentar esse volume de leitura para o ano que vem.

Estava escrevendo sobre o livro que mudou a minha vida

Estava escrevendo sobre o livro que mudou a minha vida em 2023, e descobri que existe uma edição mais recente com 3 capítulos extras.

Acabei de ler e já comecei a chorar. Porra. Novamente, parece escrito pra mim.

Não que eu seja ingrato, mas esse negócio de mediunidade é muito difícil :(

No primeiro livro de Umbanda

No primeiro livro de Umbanda (1932), diz que o homem prejudica outro por inconsciência, ignorância ou maldade.

Exemplifica através da truculência policial. A Linha Branca entende que a autoridade cometeu injustiça sem intenção, pois o desejo era cumprir o dever e defender a sociedade.

Ler isso me faz entender melhor porque Exu não quis que eu seguisse pela Umbanda.

imagina só eu tendo que fazer caridade pra polícia filha da puta?

slk

(mentira se me pedissem eu ia sim fazer caridade udhasdsdhsud

Exu escreve torto por linhas tortas

Exu escreve torto por linhas tortas

E eu caio bonitinho no que ele me fala 🤦‍♂️

A vida tem se transformado em níveis cada vez mais elevados

A vida tem se transformado em níveis cada vez mais elevados

Você pode ser rico, feliz, ambos ou nenhum

Adaptei o gráfico sobre ser rico, feliz, ambos ou nenhum, feito por Frederik Gieschen, para algo próximo de como geralmente eu me sinto em relação a riqueza e abundância.

Valorizo mais a paz interior do que a riqueza material e, embora eu não tenha paz interior e queira abundância em minha vida, a falta dela ainda me mantém próximo da maioria e torna possível a empatia como nenhum rico consegue. Acho isso importante.

você pode ser rico, feliz, ambos ou nenhum
você pode ser rico, feliz, ambos ou nenhum

Novo logo do Escrita Penosa feito no Procreate

Novo logo do Escrita Penosa feito no Procreate

Após alguns meses sem utilizar o Procreate,

(principalmente porque não aguentei a ansiedade social digital que voltou poucas semanas depois de eu ter reativado minha conta no Instagram, onde estava publicando uma série de artes feitas pelo app)

abri-o novamente, tirei um pouco da poeira, tentei recordar onde ficavam as coisas no armário, e fiz um novo logo para o Escrita Penosa para utilizar no Report do primeiro trimestre e no about do substack.

Eu gostei :)

Por do Sol em Conchas

Por do Sol em Conchas

Estou desacostumado a não ter um lugarzinho para ver o nascer ou por do sol como eles merecem ser contemplados. (uma das partes ruins de não estar na praia)

Mas descobri que se eu ir até a esquina da rua de terra aqui onde fica o sítio em que minha mãe e tios moram dá pra ter uma visão relativamente boa de quando o Sol se põe. Também assisti ao nascer algumas vezes caminhando até a estância próxima, mas é longe de ser um lugar confortável para apreciar a natureza.

Gostei da foto que fiz. Voltarei mais vezes até a esquina do seu Zéu, o vizinho.

Terceira vez que eu vejo o nascer do sol na última semana

Três vezes vendo o nascer do sol. Cada um trazendo um significado, um momento e uma versão de mim tão diferentes.

Terceira vez que eu vejo o nascer do sol na última semana

Cada um trazendo um significado, um momento e uma versão de mim tão diferentes:

O primeiro ao lado de um médium, que facilitou que eu mesmo sentisse uma energia de incorporação específica;

O segundo reflexivo e sozinho para enfrentar oxalá, depois que soube que o médium era um assediador;

O terceiro no ônibus centenas de quilômetros longe lendo um livro que eu precisava ler no momento certo. O qual só aconteceu pois o primeiro nascer do sol foi com o médium e o segundo estando puto ao saber que ele era um assediador.

Aparentemente estou impossibilitado de enviar os textos do blog por e-mail

Aparentemente estou impossibilitado de enviar os textos do blog por e-mail :|

Justamente quando eu acabei de fazer várias movimentações e vivo um período produtivo em relação a minha nova fase de escrita - que depende de experimentos.

Olha aí o Universo testando minha paciência

Victor Meyniel foi espancado no Rio vítima de homofobia.

Hoje cedo contei para o pessoal sobre esse rostinho aqui já ter passado por cirurgia. Fui espancado aos 18 anos por homofobia.

Hoje a noite fui no show da Vanessa da Mata que teve na parada gay de Arraial. No caminho, fui comprar cerveja no bar e dois caras gritavam ao telefone para suas mulheres não levarem os filhos pro rolê, pois estaria cheio de viado sem roupa e que não era ambiente para crianças. Nunca vi uma parada gay tão lotada de hétero homofóbico.

E agora, prestes a deitar, vejo a notícia de que Victor Meyniel foi espancado no Rio. Por homofobia.

😩

A pressão para descansar, escrever e me divertir. Tudo, em todo lugar e ao mesmo tempo.

A pressão para descansar, escrever e me divertir. Tudo, em todo lugar e ao mesmo tempo.

um dos sonhos mais interessantes dos últimos tempos

Hoje eu tive um dos sonhos mais interessantes dos últimos tempos:

Uma amiga japonesa do Ygor me mostrou um vídeo com uma ideia que mexeu comigo.

Um dia, todas as sequências de palavras e letras possíveis já teriam sido escritas e assim nenhum livro mais seria novidade.

Eu já havia pensado nisso, mas o que me surpreendeu é a ideia no vídeo de que quando atingíssemos isso, não precisaríamos de conhecimento novo pois já teríamos entendido a fórmula da vida, como se fosse uma equação matemática universal, e nada mais seria modificado.

oficialmente pior época de arraial

Oficialmente chegamos a pior época para se viver em Arraial do Cabo: setembro com seus ventos quebrando tudo e me erguendo do chão 🤡

Relato de uma quarta quente

30 graus
Cabo Frio
Só queria me refrescar
Depois da aula no mar
Olhei pro machucado
Doendo no antebraço
Que disse que no Sol
Não vai sarar
Então vim pra biblioteca
Para ler, escrever e pensar
Semana que vem
Mergulhar

Relato de uma quarta quente

What else should I be

What else should I be

Hj eu quase caí num golpe

Hj eu quase caí num golpe, perdi tempo vendo aptos que não vou poder alugar e fui atropelado voltando de bike de outra cidade

To tentando tanto acertar minha vida, mas mó difícil

queria um amigo pra ouvir a ultima do padrim comigo

queria um amigo pra ouvir a ultima do padrim comigo

saiu música nova do meu cantor depressivo favorito

saiu música nova do meu cantor depressivo favorito e eu tô doido pra meter uma desculpa pros amigos com quem tô vendo tv e me trancar num quarto pra ficar escutando até dormir

8h de sono

É consenso entre especialistas que uma boa noite de sono é essencial para uma boa qualidade de vida

“Você precisa de 8h de sono!”

Dizem eles

"Que tal não dormir nadinha?”

Diz minha ansiedade

“Que tal dormir por umas 12h?”

Diz minha depressão

“Que tal dormir pra sempre?”

Dizem meus pensamentos suicidas

a vida continua

Se você ver um Jesus doido na estrada

Se você ver um Jesus doido na estrada: DÊ CARONA PRA ELE #jesuscaroneiro (em Posto Farol Restaurante E Churrascaria)

carona com madruga

Pensa num cara gente boa! Madruga, valeu pelo papo e todas as histórias! Jesus ta contigo. Bora pra próxima

300 km/h

300 km/h, atravessei São Paulo
Em minha moto, vejo minha sombra voar sobre o asfalto
Percebi que a vida não é uma corrida de velocidade, e sim de resistência
E que atravessar São Paulo a essa velocidade era pura incoerência
Cheguei na Firma e lariquei o pão na janela
Olhei o horizonte e refleti sua ilusão, outra balela
Beatrice aproveitou o momento e registrou essa fotografia singela
Abaixei os olhos e quase senti o fedor do rio pinheiros, inigualável
Lembrei que é quarta-feira, os jobs não param, e a vida, a vida não tá fácil. #Poeta #motoqueiro #filosofo #vidaloka (em CUBOCC)

Desapego

Todos os dias, eu agradeço aos deuses por não ser apegado às pessoas.
— feeling blessed.

Je - su - cris - to

Je - su - cris - to, el robot del futuro, quien derrota a los malvados con besos y dulzura (em República Inês)

eu nunca tive fé e nunca fui alguém confiável