Insights Para Um Open Finance Melhor: caguei
Insights Para Um Open Finance Melhor
– … as startups buscam destravar o ecossistema de finanças abertas. Um grupo de plataformas se especializou em converter os dados dos usuários em insights e soluções Open Finance . Assim, podem ser criados produtos melhores.
– O sistema está avançando, mas ainda precisa gerar mais casos de uso para acelerar a adoção. A chave para o sucesso é entender que o cliente está no comando e utilizar dados intensamente para oferecer as melhores experiências.
– “Hoje, tem muito dado sendo transacionado, mas qual é a aplicação disso para o benefício do consumidor? O consumidor não ganha nada em troca. Essa é uma lacuna. A Klavi quer acelerar o preenchimento desse gap , trazendo inteligência. Se um usuário de um dos nossos clientes conectar a conta por meio do nosso sistema, sabemos instantaneamente várias informações, como a renda, as fontes de renda, o empregador, o perfil de gasto. Conseguimos até saber se essa pessoa tem pet ou seguro. Então, tentamos diminuir essa lacuna trazendo o máximo de informação possível para o cliente para que ele possa usá-la imediatamente”, explica o CEO.
O que mais me incomoda nessa onda de Open Finance e Open Banking é que esses profissionais ficam discutindo os benefícios e avanços entre eles próprios e nunca sobre os consumidores. E eles nem sequer percebem isso, como na própria fala do CEO da Klavi, que começa apontando que o consumidor não ganha nada em troca para logo depois mostrar os benefícios para os seus próprios clientes, não o consumidor final. Começa perguntando sobre o benefício do consumidor e termina sem falar do benefício do consumidor, apenas do benefício do seu cliente, como se diminuir a lacuna entre os dados dos consumidores e seus clientes resultasse magicamente na aplicação dos benefícios para o consumidor.
Não tenho a menor vontade de abrir mão dos meus dados para o Open Finance quando eu mesmo não consigo sequer exportar um .CSV com meus próprios dados.