2025.W02 - 2 focos na semana
Focos da segunda semana do ano. Mágico de Oz, The Wild Robot e Longlegs. Contos Completos e a escrita de Aaron Swartz.
Para essa semana, eu tinha setado apenas dois focos: fazer uma retrospectiva 2024 e gerar pelo menos um output por dia. Falhei na missão.
Minha retrospectiva não tá nem perto de ser terminada. Embora eu tenha mapeado tudo que consumi de livros, filmes e música, meu foco nessa retrospectiva é em cima da narrativa que eu quero contar sobre como foi o ano. O que exige um mergulho nos acontecimentos desde janeiro, como eles afetaram minha pessoa e a minha reação ao longo do tempo. Também tenho mapeado os acontecimentos, mas escrever não se trata de fazer uma lista.
Escrever essa história na terceira semana do ano será um pouco mais embaçado, já que eu tenho viagem programada e algumas tantas tarefas já agendada. Mas vai que bate aquelas inspirações bizarras em que de repente surge um textão mágico. Confia.
A do output, na verdade, deu certo. Criei pelo menos uma coisa por dia, exceto um dia - se eu for desconsiderar as próprias anotações rotineiras. Acho que eu vou considerar para a terceira semana não apenas gerar outputs, como compartilhá-los, para que não sejam criações que morram no meu PKM no Roam Research. O que dificulta é o atrito entre uma ponta e outra, e tenho prioridades maiores (fazer dinheiro).
🎬 Filmes: Assisti Oppenheimer (2023), O Mágico de Oz (1939), The Wild Robot (2024) e Longlegs (2024)
- Havia me esquecido o quanto O Mágico de OZ é um filme agradável e gay. A direção de arte e os efeitos visuais são melhores que muitos orçamentos de hoje em dia. O tornado de 1939 era mais impressionante e legal que o de Twistters (2024).
- Achei fofo The Wild Robot, do Chris Sanders, mas minha expectativa estava mais alta. Adoraria que a vibe toda do filme fosse na pegada do início. Adorei como começa e me diverti com as piadas iniciais conforme os animais começam a falar. Já o terceiro ato enfraquece demais a obra.
- Caralho, que filme bosta é Longlegs. Fiquei desacreditado quando chegou ao terceiro ato e nada tinha acontecido. Como a galera curtiu tanto? Minha sobrinha apagou assistindo e foi uma luta para que eu também não dormisse.
📖 Leitura: Contos Completos e The Boy Who Could Change The World: The Writings of Aaron Swartz
- Tô achando os primeiros contos do Caio bem difíceis. Já li Morangos mofados e vou pular essa parte, estou ansioso para acompanhar a evolução do autor.
- E mais uma vez me surpreendendo com a facilidade de interpretação e tradução de ideias para o mundo que o Aaron tinha ainda adolescente.
🎧 Música: Revisitei a discografia do CPM 22, me preparando para o show com a Fresno no dia 14 de fevereiro.
🔗 Links favoritos:
- DESABAFO: Como Youtube tá QUEBRANDO criadores de conteúdo como nós? (será que é hora de DESISTIR?)
- A TÉCNICA QUE ANIQUILA QUALQUER SOFRIMENTO
- Is Elon Musk Heir To Nazi Dream of World Conquest? w/ Jim Stewartson
- TRELLIS: Structured 3D Latents for Scalable and Versatile 3D Generation
- kepano on X: "Here's a little tool I built to design Flexoki 2.0. I wanted artistic control over ramping while still interpolating colors programmatically with Oklab. In the future it could be used to create more hues and emulate watercolor pigment types within the Flexoki color space.
- Notion Faces
- Markwhen
- GitHub - sethyuan/orca-note: A note taking application that is good both for outlining and long-form writing.
- O novo jogo do Neal, “Stimulation Clicker”, é uma crítica… ⁄ Manual do Usuário
- Desmonte da moderação nas plataformas da Meta vai doer, mas pode ser bom no longo prazo ⁄ Manual do Usuário
- 'BRAT': Confira o manifesto que Charli xcx redigiu pré-lançamento
📄 Artigos favoritos:
- The erasure of Luigi Mangione
– Importante ressaltar que o Hacker News pode ter manipulado arbitrariamente a visibilidade desse conteúdo, utilizando técnicas como "shadow banning". - Blake Lively Reshoots the End of Her Story
- Stop Trying To Schedule A Call With Me