Testei o Orca Note pela primeira vez

Testei o Orca Note, nova ferramenta de gestão de conhecimento pessoal que mistura outline e long form writing. Mas não é dessa vez que vou aposentar o Roam Research.

Em janeiro, me deparei com mais uma nova ferramenta de anotações para compor o universo de aplicativos relacionados a tools for thoughts e gestão de conhecimento pessoal: o Orca Note.

Geralmente eu ignoraria, porque tem pipocado desses aplicativos para todos os lados e não vale a pena testá-los e abrir mão do meu sistema que funciona há 5 anos com o Roam Research.

Contudo, fiquei curioso, pois o principal diferencial do Orca Note é ter ambos os dois mundos das anotações em um só lugar: outline e long-form writing. O que é justamente meu ponto fraco e o que me impede de trocar o Roam Research pelo Obsidian, por exemplo.

Recentemente, o Orca Note liberou exportação markdown. Resolvi testar. A seguir, as anotações que fiz na ferramenta.


captura de tela de uma daily note no Orca Note, uma barra lateral com calendário e o restante da tela sendo o editor de texto
Pagina principal com Daily Note no Orca Note

A possibilidade de juntar funcionalidades de outline com escrita de forma longa é o principal que me chamou a atenção no Orca. Além dele ser offline first e aparentemente preocupado com a privacidade, será que vale a pena explorar essa ferramenta e até mesmo pagar para utilizá-la em lugar de um aplicativo como o Reflect Notes? (de todas as opções de tools for thoughts por aí, Reflect Notes é a única que eu ainda não testei e que mais parece se aproximar do meu tipo de uso - o fator preço é o que me impede)

Detalhes bobos e nem tão bobos que me incomodaram de primeira:

  • Não poder usar [[ para criar páginas (po, eu venho do roam research)
  • Não ter plugins de terceiros e não ter customização
  • Apertei cmd+shift+e inutilmente querendo fechar o tempo corrido no bloco como faço frequentemente no Roam Research heheh
  • Apertar enter nos bullet points só criam mais e mais bullet points, não um novo parágrafo recuado
  • Clicar nos três pontos de cada bloco dá um zoom nele e toda hora eu faço isso sem querer
  • Os atalhos para mover bloco para cima e para baixo entram em conflito com outras funções que eu ainda não entendi
  • Arrastar um bloco para outro lugar abre UM MENU (!!!!) para escolher o que eu quero fazer

Detalhe sério que me incomoda a ponto de ser o motivo de eu não continuar testando a ferramenta enquanto ela não amadurecer:

  • Falta de importação e exportação dos dados decentemente
    – No momento, só encontrei exportação dos blocos únicos, mas não de todas as páginas.

Nem cheguei a testar IA, mas já vi o bastante. Adoraria que o Roam Research se comportasse da mesma maneira (misturando outline com long form) e que as funcionalidades básicas de uma ferramenta PKM estivessem mais aprimoradas e fáceis de usar. Mas não é dessa vez que vou aposentá-lo.​

Gif do Logo do Cosmoliko, o planeta saturno, rabiscado