O Ciclo de Cancelamento Auto-Sustentável da Netflix

A Netflix Criou Um “Ciclo De Cancelamento Auto-Sustentável”

A ideia é que já que você sabe que a Netflix cancela várias séries depois de uma ou duas temporadas, encerrando elas com pontas soltas ou deixando suas histórias abertas/sem final, quase não vale a pena investir tempo em uma série antes dela ter acabado e você tenha certeza de que ela tem um final coerente e um arco fechado.
Por isso, você evita assistir a novas séries, mesmo aquelas que lhe interessam, pois tem medo de que a Netflix as cancele. Um tanto de gente faz isso e, surpresa, a audiência de novas séries é baixa! E aí ela acaba sendo cancelada. O ciclo é fechado, e reforçado, porque agora há mais um exemplo, fazendo com que ainda mais pessoas tenham cautela da próxima vez. E agora chegamos a um cenário em que, a menos que uma série seja uma espécie de febre por acaso (Wandinha) ou uma super franquia estabelecida (Stranger Things), a chance de haver uma segunda ou terceira temporada não é nem meio a meio, mas sim algo como 10–20% na melhor das hipóteses.

Um dos motivos pelo qual eu sou reticente em relação a Netflix. Os filmes são ruins, as séries são canceladas e os fãs de streaming choram por descobrir uma obviedade: a plataforma não veio para realizar sonhos dos consumidores e sim lucrar. E já podemos dizer que o mercado de streaming avançou rapidamente em diversidade de players ao ponto dos atrasados começarem a se coçar pela pirataria, que nunca deveria sair de moda.

Gif do Logo do Cosmoliko, o planeta saturno, rabiscado