Mensagem em áudio para aprofundar nossas relações

💡
Relato compartilhado nesse post do Órbita: [En] Desculpe, Sou Uma Pessoa Que Gosta De Mensagens De Áudio

Me identifiquei total com esse uso de mensagem de áudio. Inclusive e frequentemente acabo meus áudios falando: "perdão pelo podcast", mesmo sabendo que vou repetir esse processo sem remorso algum.

Tenho uma amiga que se mudou para o Chile no ano passado, sazonalmente respondemos nossas mensagens de audio. Geralmente vou para o bosque ou para a praia, e escuto seus longos áudios para então responder com mais outros tantos e longos áudios. Não falamos exatamente de como tá a vida pra cá, ou como tá a vida pra lá, temos um assunto, uma jornada, com elementos em comum, falamos como nos sentimos a respeito dos tópicos nas mensagens partindo de como foi a experiência de cada um.

Minha última mensagem deu dois audios de 15 e 11 minutos, seguido do repetido a exaustão "perdão pelo podcast" em capslock, e uma falsa promessa de que transcreveria com sumário e bullet points os audios. Enviei no mês passado, e sei que provavelmente ela responderá no próximo mês, começando por pedir desculpas pela demora, e dizendo que precisava dar a devida atenção a nossa conversa para poder responder. Provavelmente, ela responderá quando estiver sentada no banco do parque enquanto observa a filha dela brincando - e o podcast dela será interrompido quando a filha precisar de atenção exclusiva.
Esse tipo de contato me faz sentir muito mais conectado a ela, escutar sua voz e perceber as nuances enquanto ela reflete e forma uma opinião enquanto fala comigo, e então é interrompida pela filha, seguido de fragmentos de interações com os transeuntes, como se fosse uma pausa na nossa conversa, é um tipo de contato mais aprofundado do que com as pessoas e grupos com quem falo diariamente por mensagens de texto - cujos assuntos e conversas ocupam ainda mais tempo entre digitações e leituras (se somar todos os momentos de atenção diárias), mas raramente saem da superficialidade.

Ela não é a única pessoa com quem eu sinto uma relação se aprofundar através de áudios. E qualquer pessoa que fale comigo através de áudio estreita nossa relação - não áudios que poderiam ser respondidos rapidamente com uma informação textual rápida, nesses casos gera repulsa, mas áudios em que conhecerei mais da pessoa enquanto conheço mais sobre o assunto que estamos falando. Ontem mesmo, um cara que eu vi apenas 3 vezes, respondeu uma dúvida minha com 7 áudios picotados de 1 minuto (odeio essa limitação no Instagram), e eu adorei que ele tenha feito isso! Se tivesse me respondido por texto e apenas respondendo a pergunta, eu teria adquirido o conhecimento que buscava através dele, mas como ele mandou audio e eu pude conhecer mais dele no processo, sinto que tenho a liberdade de pedir mais coisas e ele ficará feliz em me ajudar - estreitamos nossa relação.

Sabendo que nem todos gostam de áudio - na minha bolha, são os que vivem na correria do trabalho - aí eu envio textão. Sou prolixo (como dá para perceber). E quando termino os longos parágrafos com as devidas atualizações, logo penso, porra, poderia ter sido tão mais fácil se tivesse mandado um áudio. Claro que estou falando de trocas com pessoas íntimas, tem que merecer o textão haha